Relatorio de Fisica A - Movimento Parabolico
Paquímetro
Micrômetro
Régua
Dois cilindros de diferentes dimensões
Duas esferas de diâmetros diferentes
Foram medidas cinco vezes a altura, o diâmetro interno e o diâmetro externo dos cilindros com o paquímetro. O diâmetro das esferas também foi medido cinco vezes com o micrômetro. Com o valor dessas medições foram calculados: o valor médio (), o desvio padrão da medida (σ), o desvio padrão da média ou incerteza do tipo A (σA), e a incerteza do tipo B (σB). A incerteza do tipo C ou incerteza combinada (σC) foi calculada a partir dos valores de σA e σB obtidos. Com isso pode-se também calcular as incertezas relacionadas aos volumes de cada uma das cascas cilíndricas bem como o de cada esfera. Logo depois se calculou o erro relativo dos volumes encontrados.
Discussão
As medidas feitas pelo paquímetro foram maiores que as medidas feitas pelo micrômetro, pois sua incerteza é menor. Também é bom lembrar que os valores das esferas obtidos pelo micrômetro podem parecer desconexos um com o outro, porém isso se deve a esfericidade irregular. Esse problema ocorre também nos cilindros, pois os cortes feitos neles eram desiguais. Fora isso os experimentos foram realizados com sucesso.
Conclusão
Tendo em vista os cálculos e argumentos apresentados concluímos que os dois instrumentos tem suas devidas aplicabilidades no momento da medição e que o micrômetro fornece mais exatidão que o paquímetro a depender da necessidade. Realizamos experimentos e verificamos que as incertezas de cada cilindro e esfera. E também vimos o quanto é importante saber manusear os aparelhos para obter precisão nas medições.
Abaixo são expostos cálculos de erro relativo das esferas e dos cilindros. O erro relativo representa-se, normalmente, por um número adimensional. Ele expressa o grau de precisão de uma medição, ou seja, quanto menor o erro relativo maior a precisão.
— erro relativo para a esfera menor
x 100% x 100%
—— erro