Engenheiro eletrecista
Alberto Correa da Silva
Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas- Universidade Tuiuti do Paraná
Campus Barigui – Curitiba – PR
E-mail: Albert.ctba@hotmail.com
Professor: Rogério Mazur
Resumo: O experimento descrito neste relatório foi realizado com o objetivo de observar e analisar as características do movimento em duas dimensões e determinar os valores médios de velocidade de lançamento através das equações de cinemática e também através da lei de conservação de energia de cinco esferas de massas distintas, submetidas a lançamentos através de um conjunto de lançamento horizontal Moller, caracterizando desta forma o ensaio de movimento parabólico.
Palavras chaves: cinemática, energia, velocidade, parabólico, esferas
Introdução:
O movimento parabólico é caracterizado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um Movimento Retilíneo Uniforme e outro um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Dadas essas circunstâncias o móvel se desloca segundo uma parábola. Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante. As equações do movimento parabólico são:
[pic]
[pic] [pic] [pic]
O movimento em questão representa a combinação do Movimento Retilíneo Uniforme - MRU e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV, e a rampa de lançamento utilizada para o experimento pode ser observada na Figura 1.
[pic] Figura 1: Conjunto de lançamento horizontal Moller
Procedimento experimental:
Inicialmente verificamos a precisão dos instrumentos de medição utilizados nos ensaios e, seqüencialmente, obtivemos também os valores de incerteza de medição a serem considerados nas medições realizadas. O