Análise de literaturas
Clímax: momento que acontece algo importante
Catarse: momento depois das tensões
A Cartomante
Enredo:
Fala sobre um triângulo amoroso formado por Vilela, Camilo e Rita. Os dois homens eram amigos desde infância, e Rita era casada com Vilela, mas mantinha um caso com Camilo. Ao receber várias cartas anônimas relatando o caso dos dois, Rita vai até uma cartomante com o intuito de que ela possa resolver todos os seus problemas. Mas, ela era uma cartomante que iludia a todos com frases feitas. No fim do conto, quando Camilo recebe um bilhete de seu amigo, desconfia que seu amigo já tenha desconfiado, e ficou desesperado. Desespero esse que o levou até a cartomante que Rita foi. A cartomante usou frases marcantes que o fez se sentir seguro que Vilela não tinha desconfiado de nada. Quando chega na casa de Vilela, encontra Rita morta no chão,e é morto por Vilela, que já sabia da traição.
Problemática: O triângulo amoroso que envolve Vilela, Camilo e Rita.
Clímax: Camilo recebe um bilhete de seu amigo de infância, Vilela, pedindo para ele ir até sua casa urgente. Desesperado, Camilo vai até a cartomante.
Catarse: No final, Camilo vai ao encontro com Vilela, que, quando entra em sua casa, encontra Rita morta no chão, e é morto pelo mesmo.
Tempo: no ano de 1869
Espaço: Rio de Janeiro;
Tipo de narrador: narrador-observador, em 3ª pessoa.
Personagens: A cartomante, que era morena, italiana, magra e com 40 anos. Vilela, advogado, tinha 29 anos, o marido de Rita. Camilo, trabalha como funcionário público, tem 26 anos. E Rita, mulher de Vilela, 30 anos.
O Espelho
Enredo:
A história fala sobre a reunião de cinco amigos que procuravam respostas de questões sobre a alma e universo. Entre eles, estava Jacobina, o único que não dava opiniões, pois não achava da natureza do homem. Então, os homens exigem que Jacobina discurse sobre algo, que logo começa a falar. Primeiro, diz que cada pessoa não possuía uma alma humana, e sim