Resumo de economia monetária(livro ernani teixeira)
INTRODUÇÃO
A economia monetária especifica sua analise dentro da macroeconomia procurando identificar as fontes de instabilidade econômica com foco nas questões monetárias.
A existência da moeda como um bem com características especificas interfere na coordenação das atividades econômicas. Ela praticamente não absorve fatores produtivos na su produção, porem por ser dotada de liquidez exerce a função de seguro contra incertezas futuras, assim muitos agentes apenas preferem a liquidez ao invés de manifestar seus planos de demanda. Se essas demandas não se manifestarem efetivamente não haverá pressões que se traduzam em variações de preços, o que fara com que esses mercados formulem seus planos de produção baseados em expectativas. Se as mesmas forem pessimistas, haverá redução de investimentos, da demanda agregada, e possível recessão (a maioria dos problemas macroeconômicos - desemprego, inflação – tem origem monetária)
SISTEMA MONETÁRIO FINANCEIRO
(fluxo circular da renda)
Esse modelo agrega toda a produção do PIB associado ao conceito de renda correspondente à remuneração de todos os fatores de produção, a qual é canalizada para seus proprietários (famílias) que decidirão como gastá-la (consumo ou poupança). O investimento é a parcela da produção vendida para as famílias na forma de maquinas e equipamentos. Os recursos da poupança financiam os investimentos. Há a necessidade do setor monetário financeiro para fazer uma intermediação financeira e fechar o fluxo circular (o que poupa pode não ser o que investe). Isso permite a disponibilidade e fragmentação do credito em dimensões superiores as que seriam possíveis sem a sua existência. No entanto, há implicações no setor produtivo, de modo que o crédito, mesmo quando provê apenas o capital de giro das empresas, antecipa rendas e permite ampliar o volume de produção. Apesar de ser fundamental, o setor monetário financeiro pode ser a causa de