Softwares simuladores, medição tridimensional e fotogrametria
PERÍODO: 6º
DISCIPLINA: CONTROLE INTEGRADO DE MANUFATURA
PROFESSORA: WILQUER FERREIRA
CURSO: TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Softwares Simuladores, Medição Tridimensional e Fotogrametria
COMPONENTES (RA):
FÁBIO GARCIA (2145231916)
JORGE AUGUSTO GATTONI (2135006471)
TÚLIO MAIA DE ALMEIDA MALTA (1012811245)
BELO HORIZONTE, 05 DE JUNHO DE 2013.
O Planejamento do Processo Convencional
O desenvolvimento de um plano de processo inicia-se, geralmente, a partir de um desenho (produto). A partir das informações de projeto, o processista passa a sequenciar as operações do plano macro(determina a sequência em que a peça ira ser fabricada ). Em uma fase posterior, estas operações são detalhadas, sendo que o nível de detalhes depende de características da empresa.
Há poucos anos atrás, o processista documentava o plano de processo utilizando a forma manuscrita e, em alguns casos, digitava em sistemas PCP (Planejamento e Controle da Produção). Esta forma de planejar o processo de fabricação continua sendo empregada em várias empresas de manufatura. Contudo, este modo de planejamento possui uma baixa produtividade.Na qual 63% do tempo é gasto com a redação do plano. Junto a isto, o tempo utilizado em cálculos diversos e em recuperação de informações totalizam 29% , ou seja, 92% do tempo é empregue em funções que não agregam valor diretamente, e apenas 8% é utilizado em funções como concepção e análise.
O Planejamento do Processo Assistido por Computador (CAPP)
As características do planejamento de processo convencional, resultam em problemas que podem ser resolvidos pela aplicação do computador. As informações produzidas pelo CAPP tornam-se padronizadas, eliminando-se a inconsistência de plano obtidos por processistas diferentes. A qualidade da documentação enviada ao chão-de-fábrica eleva-se também, garantindo o domínio do processo.
Planejamento do Processo Variante: é aquele que parte de um plano