Familisterios de godin
Objectivos Gerais
Perceber a maneira de planear segundo os antecedentes historicos de como eram planeadas as cidades , entender a filosofia projectual dos urbanistas da época na qual foram elaborados.
Objectivo especificos * Críticar de forma coesa as soluções urbanísticas dos ideiais de godin. * Compressão dos modelos e solucoes urbanisticas tomadas como decisoes na época.
-Análise das características fisicas e territoriais que influenciaram nas soluções urbanísticas.
Familistério de Godin – “Jean Baptista Godin” – 1850
Definição
“Familisterio” Etimologicamente um «lugar de reunião de famílias», é construído segundo o modelo do falanstério de Charles Fourier, o Familistério de Godin, é um importante lugar da história económica e social dos séculos XIX e XX.
O Familisterio de Godin
« Familistério » foi o nome dado por Godin às construções para habitação que construiu para os seus operários e suas famílias a partir de 1859 e até 1880, provavelmente com base em planos do arquitecto fourierista Victor Calland. Inspirou-se diretamente no falanstério de Fourier mas, como faria sempre, efetuou uma alteração na teoria para a adaptar às suas próprias ideias e sobretudo para a tornar mais realizável.
Historial e Surgimento
Em 1846 o industrial Godin instalou-se em Guise para fundar uma empresa de utensílios de aquecimento e de cozinha, os famosos « fogões de Godin », dos quais foi o inventor; fabricados em ferro fundido, difundiam muito melhor o calor que os modelos em folha metálica, e permitiram que Godin, de origens modestas, fizesse rapidamente fortuna e se impusesse num mercado em plena expansão.
Como simples operário, Godin conservou a memória das terríveis condições de vida e laborais dos assalariados da indústria, ele então, usou a sua fortuna para melhorar a vida dos seus empregados, e propor as suas soluções para o problema da miséria dos operários.
Em 1854, investiu um terço da sua fortuna numa tentativa de implantação de