historia da arte
(Ruas de Londres no final do século XIX)
Para que esse grande problema fosse resolvido tem-se algumas propostas revolucionarias, urbanísticas e politicas, tendo como vista solucionar a desorganização social e dos conjuntos habitacionais precários existentes na época. Socialmente, leis trabalhistas são revisadas e surgem também às leis sanitárias e novos modelos urbanísticos são feitos.
Nesta época florescem varias tentativas para o caso, como o socialismo utópico, que foi um conjunto de pensamentos estabelecido por Robert Owen, Charles Fournier, Jean Baptista Godin, entre outros. Este tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, onde não há desigualdade, que seria alcançada de forma pacifica.
O nome utópico deu-se porque era algo que não existia, algo fantasioso, que não poderia ser colocado em pratica. De acordo com os socialistas utópicos o sistema socialista se instalaria de forma lenta e gradual.
Robert Owen (1771-1858), um rico industrial inglês que se transformou em um dos mais importantes socialistas utópicos por meio da criação de diversas comunidades industriais.
Na fabrica de fios em New Lanark, na Escócia, foi onde ele observou que a maioria das pessoas trabalhava e vivia em péssimas condições, tanto de higiene como de moradia. Depois de tornar-se sócio, instalou uma comunidade inspirada nos ideais utópicos: melhorou casas, criou um armazém em que se podia comprar mercadorias a preço econômico e fundou a primeira escola maternal britânica, que foi em 1816.