utopia
Definição
Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo.
Utopia é um termo inventado por Thomas Morus que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, Morus se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. Morus decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. O “utopismo” consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Contexto da Época
Londres Sec. XIX, a cidade ainda possuía estrutura urbana medieval, com ruas pequenas e região portuária tumultuada com bairros operários superlotados. A atividade econômica estava em decadência e a população vivia em péssimas condições de vida.
Paris possuía problemas semelhantes aos de Londres.
A Gênese do Urbanismo: Crítica a cidade industrial.
Essa ideia de utopia surge com a decadência do Papel do cristianismo e faz uma crítica a sociedade industrial, mostrando os efeitos negativos causados por ela, como por exemplo: Escassez do solo, divisão do trabalho, degradação do homem, etc. As cidades utópicas deveriam ser socialmente sustentáveis e contar com soluções espaciais alternativas a metrópole. Nesta época florescem uma série de tentativas para solucionar problemas como os enfrentados por Londres e Paris. Socialmente, leis trabalhistas são revisadas, surge as leis sanitaristas e novos modelos urbanísticos são formulados.
Fanlanstério/ Falanges – Charles Fourier – 1843
“O Falanstério era como uma cidade construída no