Tipos de conflitos
De maneira geral, os conflitos são classifi¬cados em quatro categorias, de acordo com as forças em litígio.
A primeira envolve dois ou mais Estados - guerra entre Estados — embate entre exér-citos nacionais regulares.
Exemplo:
• Disputa (desde a descolonização britâni¬ca) entre Índia — de maioria hindu — e Paquis-tão — muçulmano —, duas potências nucleares, pela posse da região da Caxemira, cuja popula¬ção local é de maioria muçulmana.
A segunda caracteriza a guerra civil ou guerrilha disputa interna em que movimen¬tos armados ambicionam derrubar o governo de um determinado país, para mudança de regime.
Exemplos:
• Conflito com as Forças Armadas Revoluci¬onárias da Colômbia (Farc’s), que controlam uma área desmilitarizada de 42 mil km2 no ter¬ritório colombiano. Essa guerrilha de esquerda associada ao poder paralelo criado pelo narcotráfico representam os maiores desafios a serem enfrentados pela população colombiana. Insta¬lou-se uma guerra civil no país. A crise institu¬cional que caracteriza a luta entre poderes, a corrupção do serviço público e a incapacidade de o governo solucionar essas questões mistu¬ram-se num dos conflitos mais duradouros e sangrentos da América Latina e que pode sub¬meter o país à intervenção externa.
• A reivindicação pela criação de um Estado teocrático na Argélia, pelas guerrilhas fundamentalistas Frente Islâmica de Salvação (FIS) e Grupo Islâmico Armado (GIA).
• A luta do Exército Zapatista de Libertação Nacional — EZLN — contra a política neoliberal do governo mexicano, que exclui e marginaliza a população pobre, não considerando em seu planejamento econômico as necessidades delas e as grandes desigualdades sociais do país. O EZLN controla o sul do país, particularmente o Departamento de Chiapas, a porção mais pobre do território do México.
Ainda dentro desta categoria, há os con¬flitos com intensa conotação étnica ou religiosa.
Exemplos:
• A guerra civil no Afeganistão, que opõe fundamentalistas