TIPOS DE CONFLITOS
Curso: Administração 7º Período
Professor: Círio Custódio
Disciplina: Modelo de Negociação e Gestão de Conflitos
Acadêmicos: Adeilson Vieira Janine Motta Josy Helena Amaral Tuméo Leonardo Suzano
Tipos de Conflito
Os conflitos são inevitáveis, pois existem em todos os lugares, nas famílias, na sociedade e nas organizações, mas em qualquer lugar é preciso saber conviver e resolver quando necessário, a partir do momento que estes conflitos estejam trazendo dificuldades para ter melhor relacionamento e bom andamento nas funções exercidas na empresa e no meio que vivem. Existem técnicas e profissionais qualificados que podem resolver, orientar e esclarecer dúvidas a respeito, usando estratégias adequadas. Não se deve afastar ou ignorar as pessoas que tenham qualquer tipo de conflito, isso só acarretaria mais conflitos correndo o risco de perder bons profissionais sem antes procurar saber quais os reais motivos do comportamento.
Conforme a Folha de São Paulo:
O Ministério do Trabalho fez uma pesquisa para saber a causa de tantos pedidos de demissão, e as causas foram classificadas em três motivos:
1º lugar → Conflitos
2º lugar → assédio moral de gestores
3º lugar → salário
Existe 4 tipos de conflito são eles:
Latente
Quando as partes tem alguma situação pendente, mas não se manifestam, cada um exerce sua função, mas pode haver disputas ou rivalidade.
Robbins (2002) denomina este estagio “ oposição potencial ou incompatibilidade”, elenca estes aspectos relacionados à comunicação, estrutura e variáveis pessoais como sendo as principais condições antecedentes à deflagração do conflito.
Percebido
É percebido pelo menos por uma das partes, sem prejudicar o andamento das funções executadas ou metas estabelecidas, pode ser resolvido caso seja solicitado por qualquer um dos envolvidos.
Robbins (2002), chama este estagio de “cognição e personalização”, e