Análise de Teoria da Literatura I
1ª PROVA
Disciplina: Teoria da Literatura I
Professor: Roberto Bozzetti
Assinatura: ________________________________________________
Questão 1 Ao ler os fragmentos, constata-se que o assunto principal e comum entre os dois é a resposta à pergunta "O que é literatura?" e a complexidade desse questionamento. Além disso, os autores defendem a ideia de que a resposta a tal questionamento nunca será exata. Porém, os comentários se divergem no seguinte aspecto: em "Teoria da Literatura", o autor faz a análise partindo do ponto de que, dependendo do receptor da pergunta, a resposta irá variar, e que somente os profissionais em literatura saberão responder a isso tecnicamente, pois, fora isso, a resposta será sempre a mesma; já no texto "Teoria literária: uma introdução", o autor faz sua reflexão partindo do ponto de que a complexidade da questão e sua resposta dependem unicamente da pessoa que está indagando. Caso essa pergunta fosse direcionada a mim, mesmo com todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas, me causaria certo desconforto. Contudo, seguindo o viés dos autores dos textos já mencionados, a resposta para "O que é literatura?" nunca terá exatidão. Entretanto, no meu ponto de vista, literatura é tudo aquilo que lemos, ouvimos, vemos, sentimos e etc. que possui um conjunto de efeitos contendo a exploração da linguagem, o sentido, o tema da história e a gramática, causando inúmeras sensações ao leitor.
Questão 3
Com base no texto "O que é teoria?", de Jonathan Culler, os aspectos que noto presentes nos textos que os fazem textos literários são:
Texto 3.1
Ficção - Podemos observar essa característica porque o autor cria um personagem (José Pelinca) para o eu-lírico e/ou o próprio autor emitir sua opinião (“[...] José Pelinca deixou Jaturubas com esta opinião formada: - Povinho atrasado! Quem nasceu para polca nunca chega a La Cumparsita. [...]”).