Análise literatura e radio
A linha do tempo do programa foi bem desenvolvida, eles fazem uma introdução rápida sobre o entrevistado apresentando o escritor e a obra ao ouvinte antes de se iniciar a entrevista.
O tempo de duração das entrevistas a meu ver fugiu do padrão normal, na verdade eles não seguiram padrão algum. Algumas entrevistas ficaram bem mais longas que outras, variando o tempo entre 12 e 19 minutos.
Não há efeitos sonoros.
A vinheta usada é bem oriental, poderia ser mais alegre para que prendesse mais a atenção do ouvinte.
Não a trilha musical.
A análise que faço entre o rádio e a literatura.
Eu ouvi dois podcasts, um com a Marcela Tagliaferri que escreveu um romance chamado Exílio e um com a Regina Mello que escreveu Passos Partidos uma antologia poética.
A linguagem usada é de fácil compreensão, a entrevista é um bate papo bem tranquilo e claro, eles explicam quando falam alguma coisa técnica que alguns ouvintes não conseguiriam entender.
Mas percebi que a literatura no rádio se baseia ainda muito em falar apenas da obra e do escritor, e vejo que o conteúdo não é citado. Por exemplo, quando um cantor é entrevistado num programa de televisão, além de falar do trabalho ele canta, se é um ator além de falar da peça ou do filme é mostrado uma parte de seu trabalho. Percebi nesses podcasts que isso ficou deficiente. Acredito que despertaria mais interesse do ouvinte na obra se parte dela fosse citada.
Talvez assim o ouvinte buscaria mais o livro vivo e se envolveria mais com a literatura no rádio que passaria ser uma fonte de informação sobre o que acontece no mundo da literatura atual.