CORTE PLASMA
Introdução
A definição de plasma é tida como o quarto estado da matéria. Quando adiciona mais energia no gás, propriedades como temperatura e características elétricas são modificadas. Este processo é chamado ionização, ou seja criação de elétrons livres e íons entre os átomos do gás.
Introdução
O plasma, é constituído de uma série de partículas que, contendo aproximadamente o mesmo número de íons positivos e elétrons, e mostrando algumas propriedades de um gás, se diferencia deste por ser um bom condutor de eletricidade.
Quanto menor for a secção, maior será a temperatura no gás plasma, devido a dificuldade da passagem de elétrons.
Arco Plasma
Em uma tocha de arco plasma a ponta do eletrodo é recolhida em um bocal, através do qual o gás plasma flui;
O gás passa pelo arco elétrico formando o plasma;
Aquecido dentro do bocal, o gás sofre uma enorme expansão, e sai em um pequeno orifício, adquirindo velocidades na ordem de 6Km/s, acentuando o fenômeno de dissociação. Arco Plasma
Quando fora do bocal, os íons recombinam-se para voltar ao estado gasoso, liberando uma energia que leva a temperaturas acima de 25000oC;
Esta energia é então utilizada para fundir o metal base e o metal de adição.
Princípios básicos do processo de Corte plasma Bico(Tobera)
V2
Movimento de Avanço
Faixas (range) de
Temperatura do arco
< 15º
Voltagem do Arco V
Eletrodo
V = V1 + V2 + V3
17,000ºC
27,000ºC
11,000ºC
O parâmetro de regulagem é a corrente.
O equipamento seleciona automaticamente a voltagem do arco, dependendo da espessura do material e do diâmetro do furo do bico (seção do jato de ar)
Princípios básicos do processo de Corte plasma
A voltagem do arco é função da altura da tocha. É usada para controlar esta variável que é muito importante para obter a qualidade desejada.
A voltagem do arco é o único elemento que