Análise das teorias mecanicistas
ANÁLISE DE ARTIGO CONFORME TEORIAS MECANICISTAS São Paulo
2011
Introdução
O objetivo do trabalho é uma análise e identificação das teorias mecanicistas, em artigos de empresas.
Artigo
O que está errado nas empresas: os processos ou as pessoas?
Ao começar uma consultoria sempre me perguntam se os processos estão errados ou se as pessoas, que devem cumpri-los, não têm perfil para a função. Não há processo que funcione quando as pessoas estão nos lugares errados. Para exemplificar, costumo usar uma metáfora do consultor Jim Collins, considerado sucessor de Peter Drucker e um dos mais respeitados pensadores da Administração e Gestão da atualidade: não importa se a empresa que você é dono ou principal gestor é um barquinho com três lugares ou um navio para três mil pessoas. Se quiser alcançar grandes resultados, o comandante dessa embarcação deveria:
1.Embarcar as pessoas certas e desembarcar as erradas;
2.Colocar as pessoas certas nas funções certas;
3.Decidir junto com as pessoas certas a rota a ser seguida;
4.Enquanto 90% dos lugares não estiverem ocupadas pelas pessoas certas, o comandante não deve ter outra prioridade, a não ser encontrá-las.
Uma pesquisa realizada pela Catho em 2009 - A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros - apontou as principais razões para desligar um funcionário da empresa: ausência de resultados (25,2%) falta de competência técnica (22,9%), mau relacionamento com o grupo (17,8%), falta de dinamismo (13,0%) e falta de capacidade de liderança (11,3%) foram os principais motivos para a dispensa dos executivos.
Se o que determina o sucesso de uma empresa é ter funcionários alocados onde rendem mais, podemos analisar, pelo estudo da Catho, que as empresas estão errando no primeiro processo: o da contratação. Então, como contratar a pessoa mais indicada para um determinado cargo? Primeiro, saiba que a personalidade e a essência