ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a análise dos dados relativos à qualidade do atendimento em Educação Infantil oferecido em uma creche do município de Fortaleza. É o resultado da disciplina de Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UFC.
Foi escolhido para a realização do estágio o Centro de Educação Infantil “Canto Feliz”. É uma creche da rede pública de Fortaleza. A turma elegida é denominada “Infantil II”, com crianças de 2 a 3 anos de idade.
O estágio ocorreu em dois encontros por semana no período diurno nos meses de novembro de 2012 a janeiro de 2013, composto por três fases: observação, participação e intervenção.
Este trabalho enfoca a primeira fase do estágio, que descreve as características da sala de atividades feitas através de observação orientada através de um roteiro baseado nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009), destinado à sistematização das observações feitas na instituição neste período. Os indicadores identificam que tipo de qualidade se oferece em determinada instituição de Educação Infantil, baseado em sete dimensões: Planejamento Institucional, Multiplicidade de Experiências e Linguagens, Interações, Promoção da Saúde, Espaços, Materiais e Mobiliários, Formação e Condições de Trabalho das Professoras e demais profissionais, Cooperação e Troca com as Famílias e Participação na Rede de Proteção Social. Para avaliar cada dimensão são propostos indicadores e para cada indicador, uma série de questionamentos. A partir dos resultados, a escola terá um diagnóstico de sua realidade e deverá direcionar planos de ação com o intuito de melhorar a qualidade da educação (BRASIL,2009).
A seguir, serão apresentadas a metodologia, as observações realizadas em relação à instituição e a sala através de um comparativo às orientações constantes em cada Dimensão dos Indicadores, as análises e