Educação infantil e escola de 9 anos
CENTRO DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sínteses dos textos trabalhados na disciplina
Fundamentas da Educação Infantil, com objetivo de avaliação parcial da aprendizagem.
EDUCAÇÃO INFANTIL E A ESCOLA FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A proposta de reformulação e ampliação do Ensino Fundamental, trazida pela Lei nº. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, vai de encontro as reivindicações dos movimentos de mulheres e dos fóruns de Educação Infantil, que sempre buscaram a ampliação da escola de Educação Infantil para todos. Nesse sentido, as lutas dos movimentos sociais em favor da primeira infância sempre estiveram ligadas à ampliação da Educação Infantil como direito da criança, dever do Estado e escolha da família. Entre as importantes conquistas destes movimentos merecem destaque o reconhecimento do direito da criança pequena à educação,independente do direito da mãe trabalhadora, a inclusão da Educação Infantil no FUNDEB, entre outras. No entanto, esses direitos adquiridos não trouxe consigo a ampliação das vagas necessárias para atendê-lo.
A escola fundamental de 9 anos não fazia parte das reivindicações daqueles que lutam pela criança pequena, o que não implica dizer que há uma oposição a tal proposta. A ampliação da escola fundamental permite uma discussão em relação à educação da criança de zero a 4 anos que, de alguma forma, fica à margem desse direito na perspectiva de uma política pública, já que não se pretender ampliar o acesso a essa criança.
Além disso é possível perceber uma análise do ponto de vista econômico, ao se decidir de que maneira serão investidos os recurso s na educação, pois, nos países subdesenvolvidos verifica-se claramente que não recursos suficientes para um investimento concomitante na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o que acaba por priorizar o investimento no segundo segmento, tendo em vista a ideia de um retorno mais eficiente.
Segundo o MEC a proposta