ANÁLISE DA TARIFA EFETIVA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ALUNOS: Hellen Karoline de Almeida Souza Juliana Alves Lucas Montel Marcelo Silveira Mariano Milena Parente
ANÁLISE DA TARIFA EFETIVA
Trabalho ministrado pelo professor Miguel Rosa. Disciplina: Relações econômicas Internacionais. Primeiro semestre de 2015.
2015
GOIÂNIA
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO 3
ANÁLISE DA TARIFA EFETIVA 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar a tarifa efetiva e demonstrar seus efeitos na economia. Para que isso seja feito, precisa-se, antes de mais nada, apresentar um conceito de proteção efetiva e, partir daí, dar início a análise. Entende-se por proteção efetiva como uma estrutura atuante não defesa de um produto em específico, e sim que considera toda a estrutura de proteção sobre uma determinada cadeia de produção. Partindo desse ponto, é notável, como um de seus pressupostos, a medição do grau de proteção de produtos domésticos, através da verificação da diferença sobre a tributação do produto final e da realizada sobre os insumos importados. Resumidamente, pode-se dizer que a proteção efetiva significa o aumento proporcional do valor adicionado por unidade do produto relativa ao seu preço no livre comércio. Conclui-se, portanto, que com mais participação dos importados, e maior a diferença entre a tarifa e o produto final e a tarifa sobre os insumos, maior será a tarifa efetiva.
ANÁLISE DA TARIFA EFETIVA A tarifa é definida como uma imposto cobrado quando um certo bem é importado e tem como objetivo a elevação do custo dos bens quando chegam em um país. O governo procura com a implantação de tarifas, aumentar sua renda.