tarifação
INTRODUÇÃO
Neste trabalho venho apresentar como é o funcionamento das tarifas de energia no Brasil, sendo definida pela ANAEL chegando a nós consumidores finais.Apresento também as divisões e noções básicas de elétrica para tornar mais compreensível o tema, aprendendo como funciona, consumo, racionamento e custos.
TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Conjunto de tarifas aplicáveis às componentes de consumo de energia elétrica e/ou demanda de potência ativas de acordo com a modalidade de fornecimento.
Sistema Tarifário Convencional
Estrutura caracterizada pela aplicação de tarifas de consumo de energia elétrica e/ou demanda de potência independentemente das horas de utilização do dia e dos períodos do ano.
Sistema Tarifário Horo-Sazonal
Estrutura caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano, conforme especificação a seguir:
a) Tarifa Azul:
Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia.
b) Tarifa Verde:
Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência.
c) Horário de ponta (P):
Período definido pela concessionária e composto por 3 (três) horasdiárias consecutivas, exceção feita aos sábados, domingos e feriados nacionais, considerando as características do seu sistema elétrico.
d) Horário fora de ponta (F):
Período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas no horário de ponta.
e) Período úmido (U):
Período de 5 (cinco) meses consecutivos,