Velocidade Média
AS DISTÂNCIAS SÃO MEDIDAS A PARTIR DE UMA REFERÊNCIA, QUE É EM GERAL O 0 DAS MEDIDAS. PODEMOS MEDIR DISTÂNCIAS A PARTIR DE RÉGUAS, TRENAS E CONTADORES.
A VELOCIDADE É QUE A RAZÃO DA VARIAÇÃO DE DESLOCAMENTO PELA VARIAÇÃO DE TEMPO.
A VELOCIDADE MÉDIA É A VELOCIDADE EM QUE UM OBJETO SE DESLOCA EM UM INTERVALO DE TEMPO MÉDIO E É DADA PELA SEGUINTE RAZÃO:.
Vm – VELOCIDADE MÉDIA - VARIAÇÃO DE ESPAÇO - VARIAÇÃO DE TEMPO
PODEMOS TAMBÉM CALCULAR A VARIAÇÃO DO ESPAÇO, QUE É DADA POR ∆S = Sf – S0 (VARIAÇÃO DE ESPAÇO = ESPAÇO FINAL MENOS O ESPAÇO INICIAL), ESSA VARIAÇÃO SÓ DEPENDE DAS POSIÇÕES INICIAIS E FINAIS.
DESENVOLVIMENTO
DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL A PROFESSORA CELI PROPÔS AOS ALUNOS UM EXPERIMENTO PARA CALCULARMOS A VELOCIDADE MÉDIA DE UM CORPO. PARA REALIZARMOS ESTE EXPERIMENTO NÃO UTILIZAMOS NENHUM MATERIAL ESPECÍFICO, APENAS NOSSO CORPO E UM PAPEL PARA ANOTAR OS RESULTADOS DOS CÁLCULOS. FORAM DADAS 4 SITUAÇÕES, 1ª SITUAÇÃO: ANDANDO, 2ª SITUAÇÃO: ANDANDO RÁPIDO, 3ª SITUAÇÃO: VARIANDO A PASSADA E 4ª SITUAÇÃO – CORRENDO. DE CADA UMA DAS SITUAÇÕES ERA PRECISO CALCULAR O E O PARA OBTER A Vm (m/s). PARA CALCULAR O TEMPO DE CADA VARIAÇÃO UTILIZEI O CRONOMETRO DO CELULAR.
CONCLUSÃO
CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE SE UM CORPO ANDAR EM UMA VELOCIDADE CONSTANTE EM m/s IRÁ PERCORRER “X” METROS A CADA HORA. COM ISSO, TEMOS A VELOCIDADE MÉDIA, QUE NADA MAIS É DO QUE A DIVISÃO DO ESPAÇO PERCORRIDO, PELO TEMPO GASTO DA REALIZAÇÃO DO TRAJETO, ASSIM PODEMOS DIZER QUE A VELOCIDADE MÉDIA É A RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO PERCORRIDO E O INTERVALO DE TEMPO QUE O CORPO UTILIZOU PARA PERCORRER ESSE ESPAÇO.
BIBLIOGRAFIA http://profelderonline.blogspot.com.br/p/modelo-de-trabalho-escolar.html http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/velocidade.php http://www.efeitojoule.com/2009/01/cinematica-variacao-de-espao-distancia.html CADERNO DE FÍSICA.