Análise da cadeia de valor
Introdução
A cadeia de valor tem se tornado uma grande aliada dos gestores que buscam entregar a seus consumidores um produto de qualidade e com benefícios reais, de fácil percepção para eles e de difícil imitação por parte dos concorrentes. Na busca de uma maior compreensão deste assunto tão importante, o presente trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as vantagens adquiridas ao se adotar a cadeia de valores como uma estratégia. Busca-se ainda, uma visão mais clara e objetiva cadeia de valores como ferramenta estratégica para se obter vantagens competitivas no mercado, que tem se tornado cada vez mais exigente. Para tal, foram realizadas pesquisas no Google Acadêmico em busca de um artigo que expusesse de maneira explicativa essa abordagem. Assim, o trabalho baseia-se em um relato sobre o estudo do artigo “Gestão de Custos: Uma visão estratégica sob o enfoque de adoção da cadeia de valores”.
Desenvolvimento
Em tempos passados tinha-se a ideia de que gerenciar custos estava restrito apenas a controlar os valores a serem repassados aos clientes, de modo que era calculado após a finalização do processo. Com a adoção da cadeia de valores, essa percepção de gerenciamento de custos da origem a uma nova linha de estratégia, a de gerenciar cada parte do processo, otimizando-o e agregando valores em cada etapa, para se obter ao final um produto diferenciado, que não só satisfaça a necessidade primária do consumidor, mas também supere suas expectativas.
A cadeia de valores como ferramenta de gerenciamento de custos, desintegra todas as atividades da empresa para que seja possível a visão mais ampliada dos custos gerados em cada etapa e ainda uma percepção mais clara de como agregar valor naquele procedimento, para que ao final do processo se tenha um produto diferenciado, mais barato e/ou com qualidade superior ao do concorrente e, ainda de valor percebido pelo consumidor.
Ao empregar a cadeia de valores como