Analise de cadeia de valor
Análise da Cadeia de Valor
Atualmente vivemos num mundo onde a única constante são as mudanças. Onde por ventura, as empresas tentam se destacar e obter clientes através de produtos ou serviços de qualidade, afim de conquistar seu espaço num mercado tão competitivo.
Sendo assim, podemos destacar a analise de cadeia de valor como sendo uma ferramenta imprescindível para que as organizações conquistem tais objetivos e o tão sonhado exito empresarial.
Mais do que isso, através da cadeia de valor as organizações conseguem constatar maneiras de satisfazer todos os anseios de seus clientes, através de ações que vão desde a origem dos recursos ate a distribuição do produto acabado. Vale ressaltar que esse instrumento é composto de um processo de três etapas:
Análise de Atividade: a empresa terá que verificar o que acontece durante a fase de entrega de seus produtos ou serviços, ou seja, quais são as atividades que ocorrem nessa etapa. O brainstorming (que significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias) é uma excelente forma de se obter sugestões assertivas, onde a equipe consiga obter informações , como por exemplo, como ira se organizar para que consiga aumentar sua clientela. Sem se esquecer de levantar uma questão essencial, ou seja, apontar todos os procedimentos que agregam valor a organização.
Análise de Valor: nessa etapa para cada operação, você tem que reconhecer quais ações e esforços serão necessários para que a empresa consiga atribuir o maior valor para seu cliente. Onde consiga se obter a identificação dos fatores de valor ( na perspectiva do cliente).
Avaliação e Planejamento: por ultimo, você deve mensurar se as modificações irão compensar, se obtiver um resposta afirmativa, o próximo passo sera realizar um plano de ação.
Sendo assim, para que as empresas consigam obter o retorno almejado, terão que compreender de forma plena o que é a cadeia de valor e também obter uma percepção da sua vantagem