Análise crítica: um olhar crítico acerca dos temas propostos
UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DOS TEMAS PROPOSTOS
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina portfólio individual.
Orientadores: Prof. Daniela Sikorski, Paulo Sérgio Aragão, Sergio Goes Barboza e Giane Albiazzetti.
1 INTRODUÇÃO
Trabalho apresentando abordando questões de ciências politicas, ciências sociais e assistencialismo social, dentre outras formas a se saber. Mostrando também, uma resenha critica do texto disponibilizado como material complementar (A produção do conhecimento sobre a pobreza e temas afins no Brasil: uma análise teórica) e observações das charges propostas, bem como comentários e pontos de vistas característicos das mesmas imagens.
2 ANÁLISE DE CHARGES Todos sabemos dos graves problemas econômicos vivenciados pelo nosso povo, agravado pelo desemprego ou subemprego com baixíssimas rendas, onde o combate à fome ganha contornos de prioridade de política de Estado e, se assim ocorre, é porque, lamentavelmente, há muita gente passando fome em nosso país.
Há fatores que prejudicam a criança colocando-a em situação de risco. Maus-tratos, violência, violência sexual, uso de drogas, a completa desestrutura da família são aspectos levantados por autores e importantes para análise. Estudos históricos mostram que há um período que marca a ida da criança e do adolescente para as ruas. Trata-se do momento em que esses podem tornar-se mão-de-obra e, mais tarde, produto comerciável.
A criança passa a viver nas ruas em busca do próprio sustento, nem que para isso tenha que vender seu corpo. As famílias não seguem uma estrutura pai-mãe-filhos. Normalmente é uma mãe com filhos de vários pais, sem os valores e as condições necessários à educação modelo. O que podemos observar é que essas crianças têm inclusive o acompanhamento do pai, porém vivem cercados pelos perigos da rua, principalmente, por ser à noite. No dia seguinte, não