Trabalho sobre força
CURSO DE ED. FÍSICA
THIAGO PISSAIA DO SACRAMENTO
TRABALHO SOBRE FORÇA
VITÓRIA
2008
THIAGO PISSAIA DO SACRAMENTO
TRABALHO SOBRE FORÇA
VITÓRIA
2008
FORÇA
A força muscular é a capacidade de um músculo ou grupamento muscular produzir tensão contra resistência. Essa qualidade física, altamente requisitada e básica em grande escala nas atividades físicas, poderá ser conquistada mediante um trabalho sistemático de musculação. A força possui em seu íntimo uma associação de vários fatores que são responsáveis pelo limite de sua atuação e desenvolvimento. Dentre eles, podemos destacar o sexo, a emoção, a idade e a nutrição.
O treinamento de força atualmente exerce um papel importante no condicionamento físico geral, na performance esportiva, na reabilitação de lesões e no aumento da massa muscular. Para se chegar aos objetivos desejados, existem diversos métodos e sistemas de treinamento, o que gera muita polêmica sobre a superioridade de um sobre o outro. Tipos de força: FORÇA DINÂMICA
É uma contração voluntária individualizada que provoca movimento de encurtamento e alongamento do músculo, executando trabalho mecânico em uma determinada trajetória sobre o jogo articular. As contrações dinâmicas podem ser dividas em:
Concêntrica
Movimento de um seguimento corporal provocado pelo encurtamento do músculo.
Excêntrica
Alongamento ou estiramento muscular por meio de uma resistência superior à força de encurtamento do músculo, aplicada diretamente sobre o movimento.
Força Pura
“É a máxima tensão muscular que um indivíduo pode desenvolver contra uma máxima oposição.” (HEGEDUS, 1976 in TUBINO, 1980)
É a capacidade de exercer força máxima na musculatura para dado movimento corporal, contudo os músculos podem exercer força máxima nas seguintes formas: contrações isométricas (estáticas), concêntricas (fase positiva do movimento, onde se vence a resistência), e excêntricas (fase negativa do