As semelhanças e as divergências entre a minissérie global capitu e a obra machadiana
3313 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LETRAS/PORTUGUÊS
Fabíola Cardoso Viana
Dom Casmurro:
As semelhanças e as divergências entre a minissérie global Capitu e a obra machadiana
Januária – MG
Junho de 2015
Fabíola Cardoso Viana
Dom Casmurro: As semelhanças e as divergências entre a minissérie global Capitu e a obra machadiana
Januária – MG
Junho de 2015
“O destino não é só dramaturgo, é também o seu próprio contrarregras.”
Machado de Assis, 1900, p. 13
SUMÁRIO
TEMA Dom Casmurro: as semelhanças e as divergências entre a minissérie global Capitu e a obra machadiana.
INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de Machado de Assis e de suas importantes contribuições para a literatura brasileira. Machado de Assis é um dos precursores do Realismo. Ele contribuiu com a ruptura da tradição. O seu papel foi de fundamental importância, sendo considerado um dos maiores críticos da nossa história. Alguns críticos afirmam que Machado não precisou sair do Brasil para adquirir tais conhecimentos já que o mesmo era amante dos livros e amava a sua profissão.
Para que se possa realizar com perfeição a comparação entre o livro e a minissérie, empregaremos os estudos da literatura comparada, sendo essa vinculada ao pensamento cosmopolita que caracterizou o século XIX. Após a definição da área a ser comparada, valendo-se da tradição e da ruptura, usaremos as opiniões de críticos literários para ressaltar a importância desse estudo, afirmando ainda que somente através das opiniões concretas dos críticos literários é que seremos capazes de formularmos essa comparação entre o livro e a minissérie.
Falaremos sucintamente a respeito da literatura e do cinema, pois não seria possível fazermos essa comparação se não tivéssemos um conhecimento básico dessa importante modalidade da nossa literatura. É