Hanseníase
Possui o corpo cilíndrico com aspecto filiforme longo, extremidade anterior arredondada e posterior afilada.
Mede de 1,7 a 2,3mm de comprimento por 0,03 a 0,04mm de largura. Apresenta cutícula fina e transparente, levemente estriada no sentido transversal em toda extensão do corpo. Aparelho digestivo simples com boca (bo) contendo três lábios; esôfago (es) longo, intestino(in) simples terminando em ânus (an). Aparelho genital em disposição anfidelfa, ou seja, de lados opostos, apresenta ovários (ov), ovidutos, vulva(vu) que se comunica com o útero(ut). Não há receptáculo seminal. A fêmea que coloca de 30 a 40 ovos por dia, é ovovivípra, pois elimina na mucosa intestinal o ovo já larvado; a larva, rabditóide, que é frequentemente libertada ainda no interior do hospedeiro, torna-se a forma evolutiva de fundamental importância no diagnóstico.
Fêmea de vida livre ou estercoral:
Possui aspecto fusiforme, com extremidade anterior arredondada e posterior afiada. Mede de 0,8 a 1,2mm de comprimento po 0,05 a 0,07 de largura. Apresenta cutícula fina e transparente, com finas estriações. Aparelho digestivo simples, com boca(bo) contendo três lábios; esôfago(es), que é curto, tem aspecto rabditóide, pois apresenta três porções, sendo uma anterior, cilíndrica e alongada (corpo), uma intermediaria estreitada (istmo) e uma posterior globulosa (bulbo); o anel nervoso contorna a parte estreitada um pouco adiante do bulbo; o intestino é simples e de difícil observação, devido à presença dos órgão genitais; terminando no ânus. Aparelho genital anfidelfo, contendo ovários, ovidutos, vulva(vu) situada próxima ao meio do corpo e útero(ut) divergente, contendo até 28 ovos em diferentes graus de evolução. Apresenta receptáculo seminal.
Macho de vida livre
Possui aspecto fusiforme, com extremidade anterior arredondada e posterior recurvada ventral mente. Mede 0,7mm de comprimento por 0,04mm de largura. Boca(bo) com três lábios,