hanseniase
“O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença, consequentemente impedem a instalação das incapacidades físicas por ela provocadas.” (Ministério da Saúde, 2002)
:: O que causa a hanseníase? ::
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae (também conhecido como bacilo de Hansen), um tipo de bactéria que parasita as células.
:: Como se transmite a hanseníase? ::
O homem é a única fonte de infecção da hanseníase. O contágio ocorre através das vias respiratórias, ou seja, através de tosse, espirro, gotículas da fala e secreções nasais. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento com medicamentos.
A hanseníase não se passa por abraços, carinho ou aperto de mão. Não é necessário, em casa ou no trabalho, separar as roupas, pratos, talheres e copos.
A hanseníase atinge pessoas de todas as idades, tanto homens quanto mulheres, no entanto, é rara em crianças.
As maiores partes das pessoas que adoecem apresentam resistência ao bacilo, é o que chamamos de casos Paucibacilares, que hospedam um número pequeno de bacilos no organismo, insuficiente para causar a infecção de outras pessoas. Assim, podemos dizer que os casos paucibacilares não são fontes importantes de transmissão da doença. Alguns casos paucibacilares evoluem direto para a cura espontânea da doença. Já outros passam pela doença subclínica e em seguida evoluem para a cura espontânea.
Uma parte pequena da população (aproximadamente 5%) não apresenta resistência ao bacilo, que passa a se multiplicar no corpo da pessoa