Planejmento Estrategico
Segundo pesquisa divulgada pelo SEBRAE, entre 70% e 80% das empresas no Brasil, fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos de vida. São vários os motivos e algumas das justificativas de seus empresários são que a carga tributária está alta, ou a economia está ruim ou até mesmo falta de ajuda do governo. Mas a realidade pode ser outra: a falta de planejamento.
A maioria das micro e pequenas empresas abrem um negócio sem planejamento e sem ter nenhuma ideia de onde seu negócio vai atuar. Geralmente a abertura de um negócio é dessa forma: tem-se a ideia, abre-se a empresa e espera-se o cliente entrar. Apenas o lucro é visado. Quase todo o capital próprio é investido e ainda dinheiro de empréstimos. Logo depois, perde-se dinheiro e adquire-se muita dívida.
A importância do Planejamento Estratégico para o crescimento das empresas no Brasil Num cenário tão concorrido no mundo dos negócios e tantas incertezas nesse assunto, as empresas brasileiras estão cada vez mais buscando novas tecnologias e ferramentas que auxiliem no processo de seu crescimento. O planejamento estratégico é uma delas. Muitas dessas empresas já perceberam que os desafios e as ameaças com as quais se deparam diariamente, são também oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados para seus produtos. O que eles fizeram, então? Eles planejaram estrategicamente o futuro de sua empresa, que por sua vez, é tudo aquilo que se colhe no futuro, depois de se ter um planejamento no presente. A importância de um planejamento no universo administrativo está relacionada diretamente ao futuro de qualquer organização. Os objetivos traçados devem ser ousados, porem alcançáveis. As empresas de pequeno e médio porte têm recursos limitados, por isso o planejamento é mais essencial ainda, pois ele auxilia essas empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizar a perda de energia em atividades que não dirigem para o caminho correto.