Análise crítica miopia em marketing
1ª Gerência:Gestão Empresarial e Marketing
Análise Crítica do Texto Miopia em Marketing
Professora: Denise Barros
Rio de Janeiro
2012.1
O texto baseia-se em mostrar como as empresas que não tem a estratégia com foco no cliente correm o risco de interromper o desenvolvimento, pois não se dão conta da saturação do mercado. Isso ocorre porque a preocupação é em torno do produto e não no benefício que o produto vai dar ao cliente.
As empresas nos exemplos citados no texto, que sofreram ameaças de suas concorrentes, justamente por não ter uma segmentação ao cliente, não definem com clareza qual é o negócio que oferecem. Nisso que se tem a miopia, pois a forma que ela enxerga não é a forma adequada de definirem os seus objetivos.
O negócio é o benefício que a empresa oferece aos clientes, por isso, é importante que além da orientação para o produto, haja a orientação para o cliente. Porém, se o mercado, que atendem as necessidades e desejo de seus consumidores e clientes forem de massa não há a possibilidade de o produtor ser personalizado.
O texto salienta que a imprescindível tanto orientação do produto para o cliente quanto se antecipar à concorrência pois é necessário ter a preocupação com a maneira em que se está expandindo o mercado. Desta forma, uma das funções da empresa que tem maior representatividade estratégica passa a ser o marketing, que possui a função de fazer a adaptação dos produtos, preços, praça e promoção às necessidades dos clientes, melhorando a condição de competitividade em relação aos concorrentes
Ou seja, além da orientação para o cliente, é necessário a orientação para o mercado uma vez que a descoberta dos desejos e necessidades do consumidor bem como o movimento das tendências ambientais, principalmente focando a concorrência, pode contribuir para criar uma diferenciação