Resenha miopia em marketing
Título: Miopia em Marketing.
Fonte: Biblioteca da Universidade de Harvard.
Enfoque: Marketing, Produto, Cliente.
Idéia principal: O texto de Theodore Levitt, “Miopia em Marketing”, aborda com veemência as diferentes práticas de marketing. Usando como base o processo histórico, Levitt procura explicar, e sugerir, alternativas para as diferentes medidas tomadas por empresas e entidades para desenvolver seus serviços no mercado, esclarecendo as prioridades entre o produto e o cliente, e enfatizando a verdadeira intenção do marketing.
Levitt organiza sua obra citando fatos e ideias. Ele a inicia expondo a importância de uma boa administração, tendo que, é possível por em risco a sobrevivência de uma empresa, ou até de uma determinada prática casual, como é o caso do transporte ferroviário citado no texto, caso não haja a devida atenção no que diz respeito a inovação. O autor diz que atividades no “setor de rápida expansão” podem passar por um processo de expansionista, mas depois cair em decadência por motivos de falha administrativa.
Segundo ele esse fenômeno não é muito incomum, e ocorre por que a empresa em questão privilegia seu produto ao invés do cliente. Com base nas ideias de Levitt isso aconteceu também com a indústria cinematográfica, onde as empresas doavam seus esforços e preocupações com as melhorias do seu produto específico, e deixava de lado as preferências de seus clientes, limitando assim seu mercado, e quase colocando em xeque sua existência com a chegada da televisão.
A ameaça de obsolescência é o que move o mercado produtivo. O produto, mesmo que inovador para determinado período, torna-se obsoleto a partir da criação de um novo produto melhor que o anterior. Isso faz com que as empresas nunca se confortem. Caso o contrário estarão perdidas no mercado em meio a sua produtividade anacrônica, e involuntariamente extinguem-se.
Voltando ao assunto setores de rápida expansão, Levitt deixa claro que, revela um ciclo