Análise criticas dos cbcs
Análise critica do CBC de Língua Portuguesa
Em 1997 e 1998, os gestores da administração pública de MG deram início ao processo de elaboração dos Conteúdos Básicos Curriculares (CBCS) cuja principal proposta é o estabelecimento de um programa curricular unificado e obrigatório para todas as escolas da rede estadual. Em 2005, foram apresentadas a todos os professores. Assim, tem como objetivo principal servir de parâmetro para a verificação do ensino promovido pelas escolas estaduais, além de constituir-se como regulador do processo de avaliação das instituições e de seus profissionais. O CBC reconhece que o ensino de Língua Portuguesa deve considerar o modo como representamos e concebemos a linguagem, uma vez que esse domínio do conhecimento traz “implícitos nossos horizontes filosóficos e éticos, políticos e sociais, culturais e estéticos”. (CBC, 2005, p. 7) O CBC é organizado em três eixos temáticos: I. Compreensão e Produção de Textos- (tema 1: Gêneros - Subtemas: operações de contextualização, tematização, enunciação e textualização; tema 2: Suportes textuais - Subtemas: Revistas, Livros Didáticos e Técnicos);
No eixo temático 1 as operações que se configuram como subtemas do tema 1 são essenciais para atingir a competência visada de compreender e produzir textos orais e escritos de todos os gêneros e domínios discursivos e correspondem a tópicos comuns tanto ao Ensino Fundamental quanto ao Ensino Médio, diferindo apenas pela complexidade dos textos e das atividades selecionadas.
II. Linguagem e língua;
O tema 2 sugere formas diferenciadas para o estudo dos suportes textuais no Ensino Fundamental e Médio. No primeiro nível, aconselha-se o estudo de livros literários e o jornal, uma vez que esse suporte apresenta práticas de linguagem básicas como, por exemplo, notícia, manchete, anúncio, dentre outros. No segundo, as revistas são indicadas devido ao seu grau de complexidade e a sua relação intertextual com outros suportes.