Análise critica quantitativa ou qualitativa
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ANGELA MARIA ARCAIM
KARINA ARCAIM ESTEVEZ
SHEILA BLANCO SILVA
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: QUALITATIVA OU QUANTITATIVA?
SÃO ROQUE – SP
2015
ANGELA MARIA ARCAIM
KARINA ARCAIM ESTEVEZ
SHEILA BALNCO SILVA
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: QUALITATIVA OU QUANTITATIVA?
Trabalho apresentado ao curso de Administração (Turma 7E) da Faculdade de São Roque como exigência parcial para obtenção de créditos na disciplina de Pesquisa em Administração, sob-responsabilidade do Prof. Dr. James Fernando Malta da Silva.
SÃO ROQUE – SP
2015
ARAÚJO, R. M; GOMES, F. P; LOPES, A. O. B. Pesquisa em Administração: Qualitativa ou quantitativa. V.3 N.1, São Paulo. Revista das Faculdades integradas Vianna Júnior. Juiz De Fora, 2012.p.25.
Lançado em 2012, por autores estudiosos consagrados no estudo da administração. Sua leitura cobre toda pesquisa e pensamento de Richard M. de Araújo; Fabrício P. Gomes; Alba O. B. Lopes, formado através dos métodos de pesquisa na área administrativa.
Na introdução os autores expressam a importância e à proporção que as pesquisas administrativas vêm ganhando. Estruturada no século XX, a partir dos estudos de Frederick Winslow Taylor, conhecida como administração clássica. No segundo momento Jules Henri Fayol propôs um modelo cartesiano de organização e gerenciamento. Os dois marcaram a gênese da hoje chamada, administração cientifica.
Com o tempo o assunto ganha cada vez mais importância na sociedade e no campo das ciências sociais. As empresas vêm crescendo em uma escala vertiginosa, com isso, o mundo organizacional passa a ter influência. Direta na vida das pessoas. Em decorrência desse fato pesquisadores despertam interesse em estudar o mundo das organizações e consequentemente da administração. Com as pesquisas ganhando grandes proporções e importância, pesquisadores passam a investigar o meio organizacional sobre diferentes perspectivas econômicas, sociais,