Pesquisa qualitativa
Curso: Marketing
Data: 17/10/2011
Disciplina: Metodologia Científica
RESENHA CRÍTICA
Hartmut Gunther- Universidade de Brasília,Psicologia: teoria e Pesquisa Mai-Ago., Vol 22 pp.201-210 O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1999. 203 p.
RESUMO DA OBRA
A Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa – Esta é a questão? Traz uma ideia ecumênica, onde ambas as abordagens têm sua vantagens, desvantagens, pontos positivos e negativos.
As vantagens e desvantagens são ligadas a qualidade dos dados obtidos, às possibilidades da sua obtenção e à maneira de sua utilização e análise.
O artigo começa com a apresentação de algumas diferenciações entre pesquisa quantitativa.
A seguir o autor aponta critérios de qualidade para a pesquisa quantitativa e conclui o artigo com implicações para pesquisa ao se optar para a pesquisa qualitativa e/ou a pesquisa quantitativa.
3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA De um modo geral, o autor apóia-se em diversos estudiosos para emitir suas conclusões.
De acordo com a abordagem e instrumentos utilizados, as pesquisas de mercado podem ser quantitativas ou qualitativas. Se o objetivo é quantificar o mercado, gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística, é aconselhável o uso de pesquisas quantitativas. Estas trabalham com uma amostra consideravelmente grande para apurar opiniões, atitudes e interesses compartilhados por uma determinada população e são representativas desse universo. Os dados são colhidos através de questionários com perguntas claras e objetivas, as quais garantem a uniformidade no entendimento dos entrevistados e também a padronização dos resultados. Os relatórios neste tipo de pesquisa podem apresentar tabelas de percentuais e gráficos, capazes de estimar o potencial ou volume de um negócio e o tamanho e importância do segmento desejado. Porém, se o foco estratégico é