fundamentos da administração
Resumo: Nesse trabalho procura-se contribuir para o debate sobre a produção científica na área de administração de empresas, enfocando a prática da pesquisa qualitativa. Para tal é retomada a discussão iniciada anteriormente, procurando-se demonstrar que a busca de qualidade na produção científica está associada a aspectos constantes do debate entre pesquisas quantitativas e qualitativas. Aspectos da crítica sobre a produção científica no Brasil são retomados e confrontados com as discussões próprias à área , de modo a permitir a formulação de algumas contribuições, tanto no âmbito da prática da pesquisa qualitativa e apresentação de resultados, como da organização da pesquisa acadêmica na área de administração de empresas.
Introdução
A busca de qualidade da produção científica em administração constitui um tema importante. O debate aberto no XXII ENANPAD ( Encontro Nacional da ANPAD ) com vários trabalhos e sobretudo , de modo específico, as provocações , insinuações e contribuições de
Bertero et al (1998) implica na continuidade. Assim, nesse trabalho procura-se apresentar alguns elementos para a compreensão das limitações da produção científica em administração de empresas que envolva a pesquisa qualitativa.
Após delimitar alguns aspectos da busca de cientificidade na produção científica no âmbito da administração de empresas, ressalta-se o confronto crítico entre pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas. Apresenta-se, finalmente , os elementos para uma busca de qualidade, sugerindo passos para a superação de críticas à pesquisa qualitativa e para a organização da pesquisa acadêmica no sentido de favorecer ao debate teórico–metodológico.
1. A busca de cientificidade na pesquisa em administração
No início dos anos 80 ocorreu um estímulo à discussão sobre a pesquisa em administração, incluindo uma área temática