Antívirus de Computador
Guilherme Aires Meienberger1
RESUMO
Neste artigo constatará o tipo de proteção usado em computadores para a prevenção de infecções de vírus. Os cuidados que os usuários devem ter conectado à internet, o funcionamento dos programas antivírus e falsos antivírus em vários aspectos e ainda quais itens cada usuário deve analisar em um antivírus na hora da escolha do melhor software.
PALAVRAS CHAVE:
INTRODUÇÃO
Ter um antivírus num sistema operacional é indispensável. Responsável por grande parte da segurança dos computadores o seu trabalho é procurar e eliminar programas danosos. Os Programas danosos ou popularmente conhecidos como vírus são criados com o objetivo de causar danos a máquinas ou aos usuários, que desinformados acabam se infectando sem a consciência do risco transmitido via internet, visto que é a grande fonte de infecção mundial.
DESENVOLVIMENTO
Antivírus
Costa (2008) alude que se baseando na mesma idéia dos primeiros antivírus conhecidos, que surgiram na década de 80, porém com tipos de proteções diferentes e novas formas de funcionamento temos os atuais antivírus.
Os Antivírus são softwares gratuitos ou não que desempenham o papel de segurança do computador. Desenvolvidos para detecção e eliminação de programas danosos, os vírus ou “malwares”. O funcionamento dos antivírus tem como base a comparação, possuem uma biblioteca com arquivos de comportamento suspeitos e aplica o analisando cada elemento do computador. No final da verificação indica quais foram os arquivos suspeitos e os elimina. Para ter êxito, a médio e longo prazo, o antivírus atualiza sua biblioteca de arquivos suspeitos on-line. Na medida em que os vírus estão se aprimorando vão surgindo os novos pacotes de proteção, que nem sempre garantem a total segurança necessária. A maioria desses aplicativos vem com uma proteção chamada “proteção proativa”, que faz com que novos vírus sejam detectados pela forma em que interagem com o