Antivirus, firewall
Conteúdo
Introdução
Neste trabalho abordaremos vários tópicos sobre o vírus, antivírus e firewall, como por exemplo, os seus conceitos, os tipos de vírus, os tipos de antivírus, como se utiliza e configura um antivírus e um firewall, etc.
Vírus
História
Em 1987, Len Eidelmen falou sobre segurança de computadores, um programa auto-replicante. Este programa podia ser instalado em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo vírus, foi definido como um programa que infecta outros programas, danificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo. O primeiro vírus existente foi em 1986 e chamava-se Brain (cérebro), do tipo de Vírus Boot em que danificava o sector de inicialização do disco rígido.
Conceito de vírus Um vírus é um componente de código com o intuito expresso de se replicar. Um vírus tenta espalhar-se de computador em computador ao anexar a um programa anfitrião, podendo danificar hardware e software, por exemplo apagar ficheiros importantes. O vírus informático propaga-se através de vários processos, por exemplo, ao partilhar um ficheiro ou enviar uma mensagem de correio eletrónico.
Tipos de Vírus
Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, é o vírus de boot, que infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.
Vírus Time Bomb
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
Vírus Worm
O interesse do vírus é ele se espalhar da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram