Virus
Cuidados que se deve ter com o seu computador
Paulo Serrano
28/08/2001
Vírus: cuidados que se deve ter com o seu computador
Introdução:
A Tecnologia de Informação mudou totalmente a vida das pessoas. Hoje quase tudo é informatizado. A cada semana ouve-se notícias de lançamentos de novas tecnologias que vão substituindo as atuais numa velocidade espetacular.
Num ritmo mais acelerado, tecnologias da mesma área, vão se multiplicando a cada dia, e infelizmente não são desenvolvidas para auxiliar na melhoria das tecnologias atuais, pelo contrário, são ameaças suficientemente poderosas e com um notório poder de destruição, conhecidas como: vírus de computador.
Os vírus de computador podem ser inofensivos como uma simples brincadeira de criança, como também podem ser o fim de todo um trabalho.
Essas ameaças do mundo da informação eletrônica, são frutos de mentes doentias que se privilegiam de conhecimentos em linguagens de programação, e a partir delas, criam códigos que fazem de nossos vulneráveis computadores, verdadeiros bonecos de marionetes.
Mas esse alto conhecimento em programação já não é tanto assim um prérequisito. Hoje existem programas que criam vírus ao gosto do usuário.
É preciso estar atento e preparado para identificar o inimigo e poder combatêlo de forma eficaz.
2
Gerência de Transferência de Tecnologia-CCUEC
Vírus: cuidados que se deve ter com o seu computador
Vírus de computador: o que é isso?
É um programa como outro qualquer, mas com um único diferencial: seu código é nocivo aos sistemas operacionais e respectivos aplicativos.
Gerados como arquivos executáveis, têm como característica principal a possibilidade de auto replicação, ou seja, uma vez executado, ele passa a ficar ativo na memória do computador e é feita uma cópia de seu código para dentro da unidade de armazenamento (disquete ou disco rígido) onde serão rodadas suas instruções nocivas no sistema infectado.
As finalidades