Antivirus
O software antivírus é um software de computador usado para identificar e remover vírus de computador, assim como muitos outros tipos de softwares nocivos, conhecidos coletivamente como malware. Enquanto o primeiro software antivírus foi desenhado exclusivamente para combater um vírus de computador, daí o "antivírus", os mais modernos softwares antivírus podem proteger sistemas de computadores contra uma grande variedade de malware, incluindo worms, rootkits e trojans.
Primeiro Antivírus
O primeiro software criado com o intuito de combater e eliminar um vírus de computador foi outro vírus chamado REAPER. Em 1972, Robert Thomas Morris criou um vírus designado: o CREEPER. Esse vírus infectava máquinas IBM 360 na ARPANET (o predecessor da Internet), mostrando uma mensagens no ecrã dizendo “I'm the creeper, catch me if you can”. Então foi criado o vírus REAPER que procurou e destruiu o vírus CREEPER. Está é a verdadeira origem dos antivírus atuais. O CREEPER foi seguido por vários outros vírus, mas o primeiro software antivírus oficial foi desenvolvido alguns anos mais tarde. Esse software apenas impedia um vírus de criar cópias de si mesmo, que é a principal função de um vírus. A remoção real de um vírus usando a tecnologia antivírus não começou até o final de 1980. Acredita-se que a primeira remoção de um vírus de computador teria sido realizada por Bernd Fix em 1987, um especialista em segurança de computadores, que removeu do vírus Viena de um computador. O Vírus Viena ainda é usado em todo o mundo, ele infecta arquivos não infectados em um computador cada vez que um arquivo infectado é executado. Felizmente, esse vírus pode ser detectado e removido com o software antivírus de hoje.
Como Funcionam os Antivírus
Os softwares antivírus armam um verdadeiro esquema de segurança. Isso impede a ação de arquivos maliciosos, como, por exemplo, sites infectados, anexos de e-mails indesejáveis, arquivos corrompidos e