Antropología
Temos uma ideia intuitiva de que nossa espécie está dividida em raças geneticamente diferentes uma das outras. # Como as raças se formam e se desfazem
- Só os genes separam raças
Raça são populações que diferem significantemente na frequência de seus genes. Logo, entendemos que culturas, populações que falam línguas diferentes, não contam para distinguir raças, pois, só o são se o que diferencie for os genes em que obtém-se traços genéticos.
# Raça x Etnia
Não podemos chamar uma raça de etnia, pois a mesma caracteriza nossa população por sua (língua, religiões, tradições)ou por suas peculiaridades culturais acrescidas das genéticas, já a raça pela frequência dos seus genes ou dos fenótipos que eles produzem.
# A raciação
É a diferenciação crescente de raças cada vez mais distintas, é um processo longo e continuo que vai produzindo raças dentro de raças.
Com exemplo temos: O Homo sapiens que terminaria esquartejada em varias espécies ( que chamamos de especiação),que nunca mais trocariam genes, pois não poderiam reproduzir híbridos férteis ( cruzamento de espécies diferentes). # A comparação de Raça
Populações que apresentam diferenças significativas na frequência de traços genéticos devem ser consideradas raças distintas, mesmo que sejam muito parecidas.
# Frequências, não médias.
Para distinguir duas raças não é preciso que uma delas tenha praticamente em todos os indivíduos, um traço genético que está ausente em todos os membros da outra. Isso só acontece entre raças maiores, por exemplo, em relação á cor da pele. No caso das raças menores todos os traços ou genes ocorrem nas duas, mas com frequências diversas: 33% numa e 57% na outra, por exemplo.
# Os traços raciais são da população, não do indivíduo.
Raça é um termo coletivo. O nome raça designa uma população e não um dos indivíduos que integra tal população.
Como a raça é sempre de uma população heterogênica , a confusão é ainda maior quando se designa a raça com o nome de um