O que é arte
Arte
Faculdade Damas Da Instrução Cristã.
Recife, 19 de Outubro de 2012.
Aluna: Leilla Borges
Arquitetura e Urbanismo 1º Período.
Questão 01: Conceitue arte utilizando como referência a dicotomia grega “cosmos X caos” nas representações da magia e da arte como controle natural e social.
As definições de Arte são muitas e bem variadas visto que esta é um fenômeno cultural ao qual não se pode aplicar uma definição única e rigorosa. Em cada época, diferentes grupos sociais (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender e definir esse mesmo conceito, ou seja, o conceito de arte muda de acordo com o contexto histórico da época.
A palavra ARTE vem do latim ars, que significa artificial/falso, então vamos aceitar primeiramente que: Arte é tudo aquilo que é artificial, é uma expressão formal, é a manifestação do homem em relação à natureza. O homem sempre buscou controlar a natureza para se sentir soberano, dominante, para tentar explicar seus fenômenos de uma forma racional, para tranquilizar-se, ou seja, sentir o cosmos, que pode ser entendido como uma paz interior, libertadora; Sem isto o homem ficava no caos. A arte é também um discurso sobre a própria arte; ela vem sempre atrelada à memória do artista, à padronização e o uso de formas. Inicialmente estas formas tinham um caráter geométrico, que era um jeito mais simples de entender a arte, depois a arte veio com o “saber fazer” grego, o “kunst” alemão, isto é, o domínio da técnica e da forma através do conhecimento, da experiência de quem fazia a arte.
Através das épocas formaram-se umas discursões sobre arte sendo elas: O Profano e o Sagrado; O Público e O Privado; O Pictório e A Escultórica; Arte e Indústria. Para distinguir arte profana e sagrada precisamos escolher um determinado momento da história, já que este é um conceito que muda temporalmente. Na idade média a arte sagrada era a representação das divindades; tudo que fosse diferente disto era tão profano que nem era