Antropologia
Ramos da antropologia: Trata-se da origem evolutiva da estrutura física e dos processos fisiológicos. Abrange muito mais que a ciência natural da natureza física, pois o ser humano é um animal que produz cultura.
Antropologia – estudo da humanidade e da cultura. È uma ciência natural, social e comportamental. Estuda o ser humano onde quer que ele esteja, ocupa-se tanto do homem fóssil como o das pessoas vivas.
Cultura
É o sistema adaptado de padrões de comportamento apreendidos, os quais são característicos dos membros de uma sociedade. A cultura não é geneticamente predeterminada, não é espontânea. É resultado da invenção social, transmitida através da comunicação e aprendizagem. Cada sociedade isolada tem sua cultura diferente. O comportamento diferente das populações humanas é o produto da experiência cultural e não da consequência da herança genética.
Emprego do método comparativo
Empenho profundo e constante no uso do método comparativo (verificar as diferenças e igualdades). Os antropólogos se recusam a aceitar qualquer generalização sobre a natureza, vindo apenas da sua experiência com as sociedades que pertencem. Comparam a mais ampla escala possível de populações humanas antigas e modernas para determinar as qualidades biológicas comuns e únicas da humanidade. Estuda e compara o maior numero possível de sociedades humanas, primitivas e civilizadas, as características sócias e culturais comuns e únicas do comportamento da sociedade.
O trabalho de campo
Ênfase constante dada ao