ANTROPOLOGIA
O termo ANTROPOLOGIA significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
CIENCIA SOCIAL: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizadores.
CIENCIA HUMANA: volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.
CIENCIA NATURAL: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução
CONCEITUAÇÃO
A ANTROPOLOGA é definida como a ciência da humanidade e da cultura, é sentir, se comunicar com o modo de viver total de povos específicos.
A ANTROPOLOGIA tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social/e ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica.
Constitui-se em uma ciência polarizadora, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, seu foco de interesse é o homem e a cultura.
A ANTROPOLOGIA visa ao conhecimento completo do homem, e é definida como a ciência que estuda o homem, suas produções, seu comportamento e tentar compreender a existência humana em todos os aspectos, no espaço e no tempo, partindo do principio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
OBJETO DE ESTUDO
A ANTROPOLOGIA como ciência do biológico e do cultural tem seu objetivo de estudo definido: o homem e suas obras. Engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou agrafas, extintas ou vivas. Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalização, formulando princípios explicativos da formação e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
Toda investigação antropológica vale-se