ANOS ANTES DO INICIO DO HELENISMO
GUERRAS EXTERNAS GREGOS X PERSAS
1 GUERRA MEDICA – BATALHA DE MARATONA
2 GUERRA MEDICA – BATALHA DE TERMOPILAS
GUERRAS INTERNAS
GUERRA DO PELOPONESO
ATENAS - LIGA DE DELOS X ESPARTA - LIGA DO PELOPONESO
COM A LIGA DE DELOS COMEÇA INTERVIR NA CIDADE DE ESPARTA E HA UM CHOQUE IMPERIALISTA ENTRE A LIGA DE DELOS ATENIENSE E A LIGA DO PELOPONESO ESPARTANOS
AI ENTÃO COMEÇA UMA GUERRA PELO CONTROLE DA GRECIA TENTANDO UNIFICAR A GRECIA PARA O CONTROLE DE APENAS UMA LIGA
OS ESPARTANOS ACABAM GANHANDO A GUERRA E DOMINAM A GRECIA
ACABANDO COM A LIGA DE DELOS
ENFRAQUECIMENTO DE TODA A GRÉCIA
IMPERIALISMO ESPARTANO ERA AUTORIDADE MAXIMO NA GRECIA
IMPERIALISMO TEBANO – TEBAS VAI CONTRA OS ESPARTANOS SE JUNTAM COM OS PERSAS E DERROTAM A CIDADE DE ESPARTA IMPONDO SEU IMPERIALISMO.
INICIO DO HELENISMO ("falar grego", "viver como os gregos")EM FUNÇÃO DISSO ATENAS E ESPARTAS SE UNEM, MAS ACABAM PERDENDO APOS ISSO COM O ENFRAQUECIMENTO DA GRECIA, A MACEDONIA VAI INTERVIR E TOMAR CONTA DA GRECIA.
BATALHA DE QUERONEIA – FILIPE II , VENCEU OS GREGOS E MORREU 2 ANOS DEPOIS
Alexandre Magno dominou a revolta grega iniciada após a morte de seu pai, Filipe II e colocou em prática o plano de conquistar o Oriente, aliado aos gregos. Este era um antigo projeto grego, a fim de tomar posse dos tesouros persas, para vingar os ataques de Dario e Xerxes e estender o seu domínio além do mar Egeu.
Alexandre Magno tornou-se imperador aos 20 anos de idade. Grande militarse destacara como comandante de uma das alas do exército macedônico, na batalha de Queronéia.
Como imperador, ele superou a obra do seu pai e da maioria dos grandes imperadores orientais.
Devido a sua pouca idade, os gregos acreditavam que seria fácil se libertar da Macedônia. Enganaram-se. Tebas se rebelou com a ajuda de Atenas mas, em dois dias, foi derrotada e Alexandre mandou destruir a cidade.
Alexandre expandiu o seu império em direção da Ásia e da África. Conquistou o