aS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS E RELEVÂNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS DO PERÍODO HELENÍSTICO
aS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS E RELEVÂNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS DO PERÍODO HELENÍSTICO
engenheiro coelho
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
1.1 Síntese da bibliográfica fundamental
O termo “helênico” é o mesmo que “grego”. Desse modo, o Helenismo teve seu início na Grécia. Já o termo “helenístico” é usado para se referir às civilizações que utilizava do grego como língua oficial, desde as conquistas de Alexandre, O Grande (336 a.C.) até a Grécia ser dominada pelos romanos, em 146 a.C. (FUNARI, 2007).
“A principal característica desse mundo helenístico era a convivência de inúmeros povos, com dezenas de línguas, governados por uma elite de origem macedônica e que tinha na língua grega um elemento de comunicação oficial e universal” (FUNARI, 2007, p. 76).
Ainda dentro do helenismo, várias cidades foram fundadas por Alexandre, bem como, Alexandria, no Egito, que se destacou por ter uma população com uma vida intelectual intensa. Talvez o exemplo mais conhecido e mais relevante seja a cultura judaica helenística. Em Alexandria, existiu uma importante comunidade judaica, e esses judeus não apenas adotaram a língua grega, como passaram a seguir seus costumes e tradições, temos como exemplo a tradição religiosa que seguia a Filosofia grega, antecipando o próprio cristianismo, que também faria interagir as tradições gregas e judaicas. Embora houvesse conflitos entre esses povos, sua convivência gerou trocas culturais que viriam a gerar influências duradouras (FUNARI, 2007).
A sociedade na qual foi dado o nome de Helenismo iniciou-se no fim do segundo milênio a.C e manteve sua identidade, desde aquele tempo até o século VII da Era Cristã. Como não é possível definir o helenismo como um país ou uma determinada língua, Como identificar? Sua importância não foi linguística ou geográfica, mas cultural e social. A