Teoria da aprendizagem
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia foi um psicólogo descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte em 1934 vítima de tuberculose, aos 38 anos. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Estudou o pensamento e a linguagem mostrando a criança se desenvolve, utilizando métodos de Marx Engels na forma de compreender o materialismo histórico e o materialismo dialético, no qual se embasa em todo o histórico cognitivo, histórico, culturais.
Esse método acaba vendo o indivíduo num processo integral em seu desenvolvimento porque vê que o ser humano desde a pré-história se desenvolveu a caça, a evolução das espécies, o desenvolvimento do cérebro, o desenvolvimento das mãos, seja para lutar ou segurar objetos, se alimentar, e da faringe no desenvolvimento das línguas. Assim o homem, pode encontrar em processo de humanização e cultural necessárias e fundamentais para o desenvolvimento, das funções psicológicas superiores. Devemos levar em conta que o recém-nascido atravessa mudanças e estágios de desenvolvimento especifico, além disso carrega com sigo uma evolução complexa, que combina ainda mais duas trajetórias: A evolução biológica, e a evolução histórico cultural portanto ao nascer o homem possuí um formato histórico evolutivo da espécie humana, é a medida em que o homem aprimora a sua linguagem, a sua memória, a criatividade, a imaginação e suas emoções. A criança no seu desenvolvimento cultural a princípio, possui estruturas primitivas e elementares especificas de sua psique, essas estruturas e comportamentos naturais são a capacidade de sugar, chorar, balbuciar. Ao qual o seu elo com o mundo se dá pela boca. O processo de transformação da criança, é adquirida por estágios, nos quais a criança adquiri habilidades, propicia para utilizar as ferramentas criadas pelo