Antropologia
A antropologia surgiu no final do século XVIII,até então não se havia aplicado métodos científicos ao estudo do homem.A principio foram estudadas as sociedades longinquas,ditas primitivas e localizadas fora do ambiente europeu,este fato foi muito influenciado pela colonização.
A partir do século XIX os antropólogos depararam-se com um problema sobre seu objeto de estudo,as sociedades primitivas,que pela evolução social iriam deixar de existir,foi necessário reavaliar o campo de atuação da antropologia e concluiu-se que o homem deveria ser estudado como um todo no espaço e no tempo,ou seja por inteiro.
Conforme o texto,a antropologia pode ser dividida em cinco principais áreas:antropologia biológica,leva em consideração as influências dos valores culturais nos indivíduos buscando identificar o que é inato ou adquirido através da genética das populações;antropologia pré-histórica,que busca reconstituir as sociedades antepassadas;antropologia linguistica,remonta as formas de comunicação humana;antropologia psicológica,consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano;antrpologia social,estuda a sociedade em tudo que a constitue.
Diante de um conceito geral os antropólogos devem estar preparados para o contato com sociedades diferentes e avaliá-las aproximando-se ao máximo da cultura desta,pois é uma característica humana "criar novas formas de vida e organização".
A abordagem antropológica inicia-se com a "revolução do olhar",as características das sociedades devem encaradas como uma manifestação cultural e não natural.
O texto evidencia algumas dificuldades enfrentadas pelos antropólogos,o nome da disciplina é uma delas,"etnografia ou antropologia"?Há também o questionamento sobre a utilidade e o grau de cientificidade,sendo o sujeito e o objeto de estudo da mesma natureza,além disso existe a relação com a história que contraria alguns antropólogos.
Para o autor o