Inorgânica
Por que os elementos do bloco “s” formam íons positivos?
Os elementos dos grupos 1 (Li ao Cs) e 2 (Be ao Ba) da tabela periódica, na sua forma elementar, são todos metais. Suas estruturas eletrônicas consistem de uma configuração de gás nobre (o
GN anterior) seguida de um subnível s com 1 ou 2 elétrons, respectivamente. Por isso, eles são denominados elementos do bloco-s.
O que permite afirmar que um dado elemento, na sua forma elementar, é um metal?
Escreva as estruturas eletrônicas do Li ao Cs, do Be ao Ba e compare-as.
Alcalinos (grupo 1) e alcalino–terrosos (grupo 2), nas suas formas elementares, encontram -se
como sólidos, M(s), nos quais os respectivos átomos M estão ligados uns aos outros via ligação metálica.
Assim, pode-se imaginar que a primeira etapa envolvida na reação desses elementos consiste na formação dos átomos isolados, isto é, do elemento no estado gasoso, M(g).
Escreva uma equação que represente a formação dos átomos dos alcalinos e dos alcalino -terrosos isolados, a partir das suas formas elementares.
Qual é a energia envolvida no processo representado no item acima? Inclua essa energia, representando-a como EA (energia de atomização) na equação, e justifique sua resposta.
Os átomos gasosos formados, no processo acima representa do, podem formar compostos através de três processos eletrônicos: i) compartilhando elétrons; ii) perdendo elétrons; iii) ganhando elétrons. No caso dos elementos do bloco-s, exceto para o berílio, não se encontra compostos formados pelo compartilhamento de elétrons com outros elementos. Em geral, eles formam compostos iônicos nos quais eles são os cátions – íons positivos. Para formar íons positivos, elétrons de valência devem ser retirados dos átomos gasosos e esse é um processo que ocorre com fornecimento de energia:
M(g) + EI
M (g) + e
+
Qual é o nome da energia representada, na equação acima, como EI?