Antropologia
ANTROPOLOGIA: questões históricas e objetivo.
PACOVAL-PRAINHA-PARÁ
2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRADA DO BRASIL
CÁSSIO BRENO RIBEIRO DE ALMEIDA
ELISANDRA RIBEIRO DE ALMEIDA
IOLANE PÂMELA SILVA DOS SANTOS
RODOLFO LOPES DOS SANTOS
ANTROPOLOGIA: questões históricas e objetivo.
Trabalho apresentado a Faculdade de Educação Integrada do Brasil/ Prainha, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Antropologia Cultural pelo Professor Lucenildo Guimarães Oliveira.
PACOVAL-PRAINHA-PARÁ
2014
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho compreende um estudo exploratório que objetiva analisar os valores humanos conquistados, que ao longo do tempo devido transformações na Comunidade de Pacoval, foram se perdendo por vários fatores como: a desunião dos comunitários, o desenvolvimento da comunidade, entre outros.
ANTROPOLOGIA: questões históricas e objetivo.
As culturas da nossa comunidade eram ricas em valores culturais onde com o passar do tempo esses valores humanos foram se perdendo. Então fazendo a comparação entre o passado e o presente, através de entrevista à alguns moradores mais antigo da nossa vila.
Segundo os depoimentos dos comunitários, Sra. Iracema Pimentel e Raimunda dos Santos no passado o povo era mais unido, se referindo à festa religiosa tudo era comandado por um juiz e seus mordomos, isso significa que, o que ele determinava todos obedecia, as festas eram movidas por violinos, Gaudino foi um dos percussores; todos trabalhavam, havia a união dos comunitários, a festa e a dividida em religiosa e social e tinham muitas brincadeiras, também havia a mesa dos inocentes, onde as crianças e as grávidas tinham prioridade na alimentação. Outros valores perdido foi a semana santa que começava quarta-feira e antes disso, preparava-se tudo o que precisava para não se fazer nada e respeitar o período considerado sagrado para os