A Import Ncia Do L Dico Na Educa O 1
Podemos dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece atenção dos pais e dos educadores, pois, é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Através das brincadeiras é que ocorre a descoberta de si mesmo e do outro.
Cabe, então, a nós educadores e pais criaram os mecanismos para que os nossos filhos e alunos contribuam para a construção de um mundo, mais equilibrado e mais saudável.
Sabemos que através da brincadeira as crianças desenvolvem algumas capacidades tais como: afetivo, cognitivo e emocional. Não há mais dúvidas de que é no ato de brincar que a criança se apropria da realidade atribuindo-lhes significado. O educador escolar deverá saber escolher brincadeiras adequadas para que a aprendizagem da criança ocorra de maneira agradável e compreensível. Cada história é um aprendizado diferente e induz o ouvinte a encarar seus erros, a lidar com a traição, o amor e pode ajudá-lo a transpor momentos difíceis. É também uma forma de aprendizado da língua, da cultura, inserindo a criança gradualmente na realidade da escrita, da leitura e do livro.
Aprender através de jogos e de histórias, com certeza é uma das melhores maneiras da criança construir o seu conhecimento. Considerando–se as necessidades físicas e psicológicas de crianças e jovens, é necessário que trabalhem com o intelecto, com o corpo e com o social. As atividades lúdicas têm por objetivo ajudar a criança a entrar em contato com o mundo o imaginário e ao mesmo tempo real, e desenvolver suas habilidades de criar e relacionar esses conhecimentos, pois só assim elas serão capazes de desenvolver uma linguagem e aprender a dominar todo tipo de informação. As atividades lúdicas funcionam como exercícios necessários e úteis a vida. E as brincadeiras e jogos são elementos indispensáveis para que haja uma aprendizagem com divertimento, que proporcione prazer no ato de aprender. E que facilite as práticas