ANTROPOLOGIA
IDEIA
EXEMPLO
Roque de Barros Laraia nasceu em Pouso Alegre no dia 15 de setembro de 1932 e é um antropólogo brasileiro. Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1959, e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Em 1969 transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas.. Obteve seu título de doutor em sociologia, pela Universidade de São Paulo, em 1972. Entre 1977 e 1978 realizou pesquisas em nível de pós-doutorado na Universidade de Sussex.
Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPQ e da Capes.
É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistas especializadas.
No primeiro capitulo, segundo Laraia os fatores biológicos não determina as diferenças culturais e nem interferem ou influencia o aprendizado, assim, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que o autor chama de endoculturação (é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte).
No segundo capitulo é encontrado o determinismo geográfico que influencia as culturas dos povos, por se localizarem em ambientes diferentes, mas o autor discorda, defendendo que a cultura age seletivamente e não casualmente, explorando varias possibilidades e limites do desenvolvimento. E através de estudos foi comprovado que havia diversas culturas em um mesmo ambiente e culturas semelhantes em ambientes diferentes.
No próximo capitulo o autor depois de relatar vários conceitos de