ATPS ETAPA 1 CONTABILIDADE 1
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso de Graduação em Administração
Aluno: Izabela Pereira de Souza RA: 8634252885
Aluno: Jaqueline Silva de Jesus RA: 8635265271
Aluno: Lilian Guedes do Nascimento RA: 8634250452
Aluno: Maria Estela Oliveira Dantas RA: 1299293831
Série: 3 C
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA CONTABILIDADE GERAL
Professor: Claudio Silva
Taboão da Serra-SP
21/03 de 2015
Introdução
O projeto a seguir nos proporcionará um breve entendimento de como confeccionar um balancete patrimonial de uma empresa apontando seus bens, direitos, obrigações, deveres, lucros, saldos negativos e/ou positivos visando obter um único resultado entre os créditos e os débitos do balanço.
ETAPA 1
Métodos de Escrituração:
Escritura: Registro dos fatos que irão afetar o patrimônio, esse registro e chamado de lançamento nos livros contábeis. Também pode ser entendido por um conjunto de lançamentos, esse e o inicio na existência dos documentos, que são comprovação dos fatos.
Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis. Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.
Temos dois exemplos de métodos de escrituras:
Métodos de partida simples: Controle individual, ou seja, não consegue se relacionar entre si. Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente. Nele, registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc., são controlados extras contabilmente. Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizado.
Métodos das partidas dobradas: Neste caso as contas possuem relação entre elas, essas são as mais usadas nas entidades. Este